ESCOLA DE

DIRIGENTES

CURSO A.M.O.R. - Arte de  Mobilizar e Otimizar Recursos

Governança, gestão jurídica e compliance para captar recursos com estratégia e segurança jurídica

 

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?

 

Se eu te perguntar hoje qual é o maior problema ou dificuldade da organização de que você faz parte, você responderia:  a captação de recursos ou a falta de dinheiro?

A maioria dos dirigentes de ONGs/OSCs atribui a dificuldade de acesso ou limitação de recursos financeiros como o maior problema das organizações.

Nem sei quantas vezes eu já ouvi ao longo de  19 anos de trabalho e acompanhamento de associações e fundações que “preciso de dinheiro para contratar profissionais e preciso de profissionais para ter recursos financeiros....”

Mas eu vou te dizer que este não é o maior problema! E sabe por quê?

Porque quantos projetos foram captados - ja com recursos públicos ou privados - e que tem problemas de gestão e prestação de contas? Quantos dirigentes já tiveram seus nomes vinculados a processos nos Tribunais de Contas, na Justiça do Trabalho, etc.

Além de impedir o acesso a novos recursos, os que já foram captados,  se não forem bem gerenciados, podem não só comprometer a reputação e credibilidade da organização, como também podem trazer prejuízos para os dirigentes (conselheiros e gestores).

Para que a mobilização de recursos  (financeiros ou não) possa ser efetiva, eficiente e eficaz, é fundamental compreender que tudo começa pela governança .

Se, por um lado, às vezes falta “dinheiro”, por outro sobra amor. Se eu te perguntar sobre uma caraterística comum em todas as pessoas que se dedicam para serem dirigentes de organizações do terceiro setor,  eu tenho convicção de que pelo menos 70% me diria: AMOR.

O Amor não falta, mas não é suficiente!

Se você é dirigente de uma OSC/ONG, acredita que pode potencializar o amor que te motiva  e  desenvolver competências técnicas e comportamentais que possam melhorar os resultados e te auxiliar nos desafios atuais?

Só que você está cansado de cursos técnicos que passam conhecimento, mas que desconsideram as questões específicas e peculiares da organização que você faz parte. Confere?

E apesar de todas as dificuldades enfrentadas, você e sua equipe já fizeram tanto!

 

Imagina o que você será capaz de mobilizar com orientação, aconselhamento,  informações e conhecimentos técnicos adequados?

Imaginou?

O que você acha de somar o Amor que te move a trabalhar no terceiro setor com “a A.M.O.R." – Arte de Mobilizar e Otimizar Recursos?

Pensando em tudo que estamos passando hoje no Brasil em virtude de todos os desafios que vivemos em 2020, eu tenho um convite para você !

 

Venha fazer parte do  “Desafio 90 dias para melhorar a governança e a captação de recursos”.


Curso on-line Jornada da A.M.O.R. – Arte de Mobilizar e Otimizar Recursos

Desafio 90 dias para melhorar a governança e a captação de recursos nas ONGs/OSCs

                                

 

A proposta do curso é trazer conteúdos teóricos e atividades práticas que permitam que você,  em 12 aulas, aprimore suas competências técnicas e comportamentais e contribua com a melhoria na governança e na captação de recursos da organização.

Curso Jornada da A.M.O.R. – Arte de Mobilizar e Otimizar Recursos 

 

Plano do curso 

 

01 - Governança e captação de recursos

02 - Governança e boas práticas de gestão 

03 - Governança e estatuto social 

04 – Liderança, ética e gestão de pessoas

05 - Estratégia e planejamento 

06 – Mobilizando recursos com propósito e inovação 

07 – Aspectos jurídicos da captação de recursos 

08 - Captação de recursos públicos - Lei nº13019/2014 

09 - Gestão jurídica e compliance 

10- Gestão de pessoas e compliance trabalhista 

11- Responsabilidade jurídica dos dirigentes/gestores

12- Due diligence, transparência e accontability 

 

 

Como funciona? 

 

12 (doze) aulas 

1 ( um) encontro por semana ao vivo  

Conteúdos teóricos e atividades práticas semanais. 

 

Aulas: quinta-feira 

Horário: 18:00 às 19:30  

 inicio em 11/02 

 

Recomendação para melhor aproveitamento do curso: Focado em micro e pequenas organizações (associações e fundações), para melhor aproveitamento é necessário que você esteja inserido dentro de uma organização ou que faça um trabalho voluntário para que possa colocar em prática as atividades propostas durante a jornada.

 

 

Após a jornada de 90 (noventa) dias o curso pode contribuir para:

 

- Construir uma cultura organizacional pautada na ética e no respeito às normas vigentes;

- Minimizar os riscos e a responsabilidade jurídica (civil, penal, administrativa, etc) dos dirigentes e gestores;

- Maior comprometimento dos órgãos de deliberação, gestão e controle (assembleia geral, diretoria e conselho fiscal);

- Melhor gerenciamento de recursos públicos e privados;

- maior comprometimento da equipe de colaboradores (empregados, prestadores de serviços e voluntários);

-  Mitigação dos riscos da não conformidade e diminuição de passivos trabalhistas e tributários;

-  Fidelização de parceiros e patrocinadores;

- Melhoria na reputação e credibilidade com os stakeholders (partes interessadas), facilitando a captação de recursos;

- Capacitação da própria equipe da organização visando a sustentabilidade e perenidade da organização.

 

Para quem é Jornada da A.M.O.R. - Arte de Mobilizar e Otimizar Recursos?

 

Para quem já está trabalhando - mesmo que de forma voluntária- em uma associação ou fundação, também chamada de OSC (organização da sociedade civil) ou ONGs (organização não governamental), ou se você deseja aprender e desenvolver competências técnicas e comportamentais relacionadas às atribuições e funções de um dirigente/gestor , este curso também é para você!

 

E também para:

 - Quem está cansado de desperdiçar tempo e dinheiro em cursos que não conseguem ser aplicados na prática.

- Quem quer  analisar a  estratégia/ plano de mobilização de recursos para ONGs/OSCs e os seus impactos jurídicos.

 - Pessoas que possuem vontade de desenvolver competências técnicas e trabalhar em ONGs/OSCs, inclusive com mobilização de recursos.

- Dirigentes que já compreenderam que a responsabilidade jurídica das atividades que desenvolve e querem mitigar os riscos.

 

 Quem é Bianca Monteiro?

 

Advogada, mentora, escritora, professora, empreendedora social e palestrante especializada em organizações sem fins econômicos ou lucrativos (associações, fundações e organizações religiosas).

 

Ajudo empreendedores (as) sociais na criação e gestão de organizações de impacto social desde 2002.

 

Sou uma advogada que fala a mesma língua que os dirigentes e gestores! Sem “juridiquês”!

 

Já fui gestora de uma organização por 4 anos, elaborei projetos, captei recursos e sei exatamente a dificuldade que é estar à frente de uma organização.

 

Merecem destaque algumas formações e experiências:

 

 - Assessoria e consultoria direta para centenas de Organizações da Sociedade Civil (associações, fundações e organizações religiosas) em todo o País, com destaque para os Estados do Espírito Santo, Bahia e Minhas Gerais ao longo de 19 anos de trabalho;

-  Pós- graduanda em Advocacia digital e proteção de dados;

- Pós-graduada em Direito Público;

- Pós-graduada em Gestão Estratégica de Organizações do Terceiro Setor;

- Pós-graduada em Direitos e Garantias Fundamentais.

- Coautora do livro Roteiro do Terceiro Setor: Associações, Fundações e Organizações Religiosas. Juntamente com Tomáz de Aquino Resende e André Costa Resende. 6ª  ed. Editora Fórum.

- Vice-presidente da Comissão Permanente de Direito do Terceiro Setor da OAB/MG (2019-2021).

-Assessora jurídica na Gerência de Apoio as parcerias, da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte/MG, setor responsável pela implementação da lei 13019/2014 – Marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil (período de 1 ano e 7 meses);

- Palestrante e professora (workshops, graduação e pós-graduação) com vasta experiência em todo o Brasil;

- Professora voluntária da Escola Aberta do Terceiro Setor;

- Vasta experiência em gestão de OSCs, incluindo elaboração de projetos e captação de recursos;

– Associada  da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos;

- Diretora Executiva da Federação de Fundações e Associações do Espirito Santo – FUNDAES, responsável pela gestão institucional, elaboração de projetos e captação de recursos (período 4 anos).

 

Saiba mais em www.biancamonteiro.com.br

Linkedin. https://www.linkedin.com/in/biancamonteiroadv/

 

Quanto custa? 

 

R$ 997,00 (novecentos e noventa e sete reais)

 

Forma de pagamento: à vista ou parcelado em até 10 vezes sem juros

 

 

Bônus

 

Oficina LGPD

 

Oficina Descomplicando  a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados) – conceitos e dicas práticas para começar a adequação da organização .

 

Custo: R$ 197,00 (cento e noventa e sete reais)

data: agenda a ser definida

 

Acesso as aulas ao vivo e às gravações pelo período de 12 meses.

 

Oferta especial para o lançamento do projeto.

Apenas para os 10 (dez) primeiros inscritos*

 

Uma Sessão de mentoria

 

Uma sessão (hora técnica) de mentoria individual exclusiva comigo para tratar de questões relacionadas a carreira no terceiro setor, governança e compliance ou captação de recursos e tirar suas dúvidas em relação ao curso.

Custo: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)

data: agenda a ser definida em comum acordo

QUERO FAZER PARTE

contato: bianca@biancamonteiro.com.br

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